1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Para Dilma, PT adotou modelo capaz de enfrentar desafios

BEATRIZ BULLA E CARLA ARAÚJO - Agência Estado

10 Fevereiro 2014 | 22h 40

Durante discurso no ato de comemoração do 34º aniversário do Partido dos Trabalhadores, a presidente Dilma Rousseff disse que a gestão do PT provou adotar um modelo "capaz de enfrentar os desafios do presente e dar respostas para o futuro". "Eles teimam em não enxergar que estamos conseguindo construir este novo Brasil sem abdicar de compromissos com solidez de fundamentos macroeconômicos, com controle da inflação, equilíbrio das contas públicas", disse a presidente, em referência aos críticos do governo.

Ela mencionou ainda que o modelo adotado fez a dívida líquida do setor público cair de 42,1% em 2009, início da crise, para 34% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013 e citou a dívida bruta, "que eles tanto falam". "Como explicar que ela tenha declinado de 60,9% para 58,5% do PIB do início da crise em 2009 até hoje?", questionou a presidente.

"Nós nos transformamos em um dos países menos endividados do mundo, entre aqueles que têm grande setores produtivos, que são grandes economias", disse. "Este modelo mostrou que funciona bem em épocas boas e igualmente funciona bem em épocas más", disse.