1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Oposição promete acionar Dilma no TSE por pronunciamento

EQUIPE AE - Agência Estado

10 Junho 2014 | 22h 05

A oposição à presidente Dilma Rousseff criticou nesta noite de terça-feira, 10, o pronunciamento em cadeia nacional de televisão que ela fez para defender e saudar a realização da Copa do Mundo e prometeu acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propaganda eleitoral antecipada.

Segundo o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), vice-líder da bancada no Senado, o departamento jurídico do partido deverá apresentar uma ação no TSE. "Faremos o que tem sido feito sempre: uma ação junto ao TSE. O governo e o PT estabeleceram uma concorrência desigual com os adversários em ano eleitoral. Estamos na fase final das convenções partidárias e a presidente está abertamente em campanha em um horário que é do Estado brasileiro. O departamento jurídico do partido tomará iniciativa quanto a isso", disse.

Para ele, o governo abusa do direito de utilizar a cadeia nacional. "Há um abuso. A legislação é ignorada. Os adversários são agredidos impunemente. É um modelo espúrio. Utiliza-se sem escrúpulos a máquina pública de forma abusiva. Além do que o conteúdo é absolutamente contestável", concluiu.

O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), foi na mesma linha: "É o uso do horário institucional da Presidência da República para fins eleitorais, de forma escancarada. Os partidos de oposição devem representar junto ao TSE. É um abuso reiterado. Ela confunde o papel de presidente com o de candidata".