1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Oposição na Câmara se reúne na terça para tentar viabilizar CPI da Petrobrás

EDUARDO BRESCIANI - Agência Estado

27 Março 2014 | 12h 24

Líderes de PSDB, PPS e DEM buscam alinhar coleta de assinaturas; nesta quinta, senador Álvaro Dias protocolou pedido de comissão de inquérito no Senado

Brasília - Os líderes de PSDB, DEM, PPS e Solidariedade na Câmara se reunirão na próxima terça-feira, 1º de abril, para viabilizar uma CPI mista da Petrobrás. A intenção é aparar arestas internas e concentrar esforços para a coleta de assinaturas em adesão ao requerimento que já tem apoio no Senado. Até o momento, foi protocolado apenas um pedido de investigação exclusivo de senadores, na manhã desta quinta-feira, 27.

A oposição quer investigar a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, que custou US$ 1,18 bilhão à estatal. Em razão de suspeitas de superfaturamento, o negócio já é investigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU).

Antes da reunião na qual o pré-candidato Aécio Neves (PSDB-MG) acertou a estratégia de busca de apoios no Senado, o PPS já coletava na Câmara assinaturas para um pedido de CPI mista. Esse requerimento já tinha 178 nomes nessa quarta, sete a mais do que o mínimo necessário, mas não tem ainda apoio de nenhum senador.

Em paralelo, Aécio e os líderes no Senado buscaram apoio para outro requerimento, de autoria do senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Somente na quarta esse pedido começou a circular na Câmara para a coleta de assinaturas.

Para evitar a briga interna, o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), acertou com os colegas uma reunião na terça-feira para apaziguar os ânimos. A intenção é produzir um acordo para que a coleta seja concentrada em único requerimento. A preferência da maioria dos líderes é pelo texto do Senado, que inclui a construção de refinarias, permitindo a investigação da construção da Abreu e Lima, em Pernambuco, que ocorreria em sociedade do Brasil com a Venezuela.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo