1. Usuário
Assine o Estadão
assine


'O Brasil lhe chama', diz deputado a Campos em evento

ANGELA LACERDA - Agência Estado

12 Março 2014 | 15h 57

"O Brasil está lhe chamando, vá embora, vá cuidar desse País", discursou nesta terça-feira o líder do PSB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Waldemar Borges, dirigindo-se ao governador de Pernambuco e provável candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB). Ele deu tom de campanha eleitoral à entrega de títulos de propriedade de 500 imóveis na comunidade do Chié, no bairro de Campo Grande, zona norte do Recife. Campos não fez referência ao apelo do deputado.

O evento, registrado para a campanha presidencial de Campos, ocorreu no dia do aniversário de 477 anos do Recife e consolidou a regularização de uma área de forte interesse imobiliário que será levada como exemplo para a Conferência da Terra, realizada pelo Banco Mundial, no final deste mês, em Washington, e para o Fórum Urbano Mundial de Medellín, na Colômbia, de quatro a 11 de abril.

São quatro comunidades - Chié, Ilha de Joaneiro, Santo Amaro e Santa Terezinha - em uma área denominada Ponte do Maduro, surgida da ocupação de mangues, em um processo de invasão iniciado na década de 30 e que teve como primeiro apoiador o avô de Campos, o ex-governador Miguel Arraes, que iniciou o processo de urbanização. De um total de oito mil imóveis, 500 foram entregues nesta terça e outros três mil, já regularizados, serão até setembro.

Na plateia de cerca de 400 pessoas, muitos idosos que testemunharam décadas de luta pela regularização da terra. "Minha avó Joana não pôde ter essa satisfação, mas eu estou aqui para testemunhar esse sonho", afirmou, emocionada, a presidente da Associação de Moradores Maria da Conceição Duarte Belo. "O avô começou, o neto concluiu". O prefeito da cidade, Geraldo Julio, também do PSB, vai transformar a área em Zona Especial de Interesse Social (Zeis), medida que impede especulação no local. Julio é ex-secretário estadual de Planejamento e de Desenvolvimento Econômico.