1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Primavera Árabe

Novo premiê do Egito diz que segurança é prioridade

Agência Estado

02 Março 2014 | 12h 21

O novo primeiro-ministro do Egito afirmou neste domingo que a segurança é sua prioridade e pediu o fim dos protestos e greves para tentar reconstruir o país, que sofre com conflitos desde a Primavera Árabe de 2011.

Ibrahim Mahlab fez o apelo em suas primeiras palavras à nação como premiê, em um discurso televisionado. Ele disse que o Egito enfrentou desafios que são "como montanhas", mas prometeu enfrentá-los com transparência e firmeza.

"A prioridade é impor segurança, combater o terrorismo com firmeza e de forma legal, e restaurar a estabilidade, preservando os direitos humanos e democracia", afirmou.

Mahlab foi nomeado na semana passada pelo presidente interino Adly Mansour, depois da saída do primeiro-ministro anterior, Hazem el-Beblawi, após sete meses tumultuados no cargo. O Egito vive uma escalada da violência, manifestações e detenções em massa desde a deposição do presidente islamita Mohammed Morsi, no meio do ano passado.

"Eu sei que a responsabilidade é grande. Mas, juntos, vamos enfrentar todas as crises", revelou o novo premiê.

No sábado, Mahlab anunciou um gabinete composto por 31 membros, que manteve o marechal Abdel Fattah al-Sisi como ministro da Defesa, depois da renúncia surpresa do governo anterior. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

Primavera Árabe