1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Nomeação de Lula à Casa Civil 'dispõe de preocupação', diz ministro do STF

- Atualizado: 16 Março 2016 | 15h 45

'Imagine se a presidente Dilma decide nomear um desses empreiteiros que estão presos em Curitiba a ministro de Minas e Energia ou de infraestrutura', afirmou Gilmar Mendes

Brasília, 16/03/2016 - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Casa-Civil é um assunto que "dispõe de preocupação" do Tribunal. Mendes considera que o Supremo precisará analisar se há desvio de função na nomeação que, na prática, afasta o processo contra o ex-presidente na Lava Jato das mãos do juiz Sérgio Moro, na primeira instância.

"Imagine se a presidente Dilma decide nomear um desses empreiteiros que estão presos em Curitiba a ministro de Minas e Energia ou de infraestrutura. Passa a ter muita interferência no processo judicial", afirmou. O ministro lembrou que o Supremo já considerou indevido a renúncia de parlamentar para fugir do foro, no caso do ex-deputado Natan Donadon, condenado pelo STF e que tentou encerrar seu processo ao renunciar ao cargo na Câmara.

Com a nomeação de Lula, as investigações contra ele na Lava Jato saem da primeira instância e sobem automaticamente para o Supremo, responsável por julgar pessoas com foro privilegiado no País.

Um dos ministros do Supremo disse que a Corte não se sentia "desconfortável" para julgar o caso de Lula na Lava Jato. A discussão para ele agora será se as acusações contra parentes do ex-presidente, como a mulher e o filho, também serão analisadas pelo Tribunal ou se ficarão sob a responsabilidade do juiz Sérgio Moro, de Curitiba.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em PolíticaX