1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Eleições 2014

No Rio, Aécio começa campanha pela Baixada Fluminense

LUCIANA NUNES LEAL - Agência Estado

09 Julho 2014 | 18h 26

Tucano inicia campanha no Estado em região na qual sigla obteve desempenho fraco na última eleição

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, começa nesta quinta-feira, 10, a campanha no Rio de Janeiro pela Baixada Fluminense, região que concentra 22% do eleitorado do Estado e ponto franco do PSDB em eleições anteriores. Aécio fará uma caminhada no município de Queimados, sem a presença de seu candidato ao Palácio Guanabara, Luiz Fernando Pezão (PMDB), que promete apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Estarão ao lado de Aécio o candidato a vice-governador, Francisco Dornelles (PP), e o candidato ao Senado, ex-prefeito Cesar Maia (DEM). Pezão tem três candidatos a presidente em seu palanque - além de Aécio e Dilma, o Pastor Everaldo, do PSC.

No primeiro turno da eleição presidencial de 2010, o tucano José Serra teve em Queimados, proporcionalmente, o segundo pior desempenho entre os municípios do Rio, com apenas 12,3% dos votos. Serra foi mal também em outras cidades da região. No extremo oposto, a Baixada deu as maiores votações para a então candidata Dilma. Em Belford Roxo, a petista chegou a 57% no primeiro turno e Serra teve apenas 12%, o pior resultado do tucano no Estado. Em Queimados, Dilma conquistou a 55,5% dos votos.

Os cicerones de Aécio em Queimados serão o presidente do PMDB-RJ, Jorge Picciani, líder do movimento "Aezão", que prega o voto conjunto em Pezão e Aécio, e o prefeito Max Lemos (PMDB). Em 2010, os dois estavam com Dilma.

Eleições 2014