Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Política » No Rio, Aécio começa campanha pela Baixada Fluminense

Política

Divulgação

No Rio, Aécio começa campanha pela Baixada Fluminense

Tucano inicia campanha no Estado em região na qual sigla obteve desempenho fraco na última eleição

0

LUCIANA NUNES LEAL,
Agência Estado

09 Julho 2014 | 18h26

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, começa nesta quinta-feira, 10, a campanha no Rio de Janeiro pela Baixada Fluminense, região que concentra 22% do eleitorado do Estado e ponto franco do PSDB em eleições anteriores. Aécio fará uma caminhada no município de Queimados, sem a presença de seu candidato ao Palácio Guanabara, Luiz Fernando Pezão (PMDB), que promete apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Estarão ao lado de Aécio o candidato a vice-governador, Francisco Dornelles (PP), e o candidato ao Senado, ex-prefeito Cesar Maia (DEM). Pezão tem três candidatos a presidente em seu palanque - além de Aécio e Dilma, o Pastor Everaldo, do PSC.

No primeiro turno da eleição presidencial de 2010, o tucano José Serra teve em Queimados, proporcionalmente, o segundo pior desempenho entre os municípios do Rio, com apenas 12,3% dos votos. Serra foi mal também em outras cidades da região. No extremo oposto, a Baixada deu as maiores votações para a então candidata Dilma. Em Belford Roxo, a petista chegou a 57% no primeiro turno e Serra teve apenas 12%, o pior resultado do tucano no Estado. Em Queimados, Dilma conquistou a 55,5% dos votos.

Os cicerones de Aécio em Queimados serão o presidente do PMDB-RJ, Jorge Picciani, líder do movimento "Aezão", que prega o voto conjunto em Pezão e Aécio, e o prefeito Max Lemos (PMDB). Em 2010, os dois estavam com Dilma.

Mais conteúdo sobre: