Reprodução
Reprodução

No aniversário de 70 anos de Lula, Dilma ter 'orgulho de dar continuidade' à trajetória do petista

Perfil do ex-presidente no Facebook divulga vídeos de políticos aliados, celebridades e jogadores e do técnico do Corinthians em misto de celebração e desagravo

Iuri Pitta, Elizabeth Lopes e Luci Ribeiro, O Estado de S.Paulo

27 Outubro 2015 | 10h33

Em discurso de pouco mais de dois minutos gravado em vídeo, a presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira, 27, ter "orgulho de dar continuidade" à trajetória do antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, definido como o "presidente que conquistou o coração dos brasileiros". "Querido Lula, ao parabenizá-lo pelos 70 anos de vida, me somo a todos os seus amigos para celebrar a sua vida, uma vida extraordinária, homenageio o parceiro de todas as horas, o retirante nordestino que transformou o Brasil, o presidente que conquistou o coração dos brasileiros", afirmou Dilma na gravação. "Aprendi muito com nossa convivência e sou muito grata por isso."

A gravação faz parte das homenagens que o perfil de Lula no Facebook está publicando hoje, dia em que o petista completa 70 anos, em uma espécie de desagravo ao ex-presidente. Na véspera do aniversário de Lula, um de seus filhos, Luís Cláudio Lula da Silva, foi alvo de mandados de busca e apreensão em suas empresas, a pedido dos investigadores da Operação Zelotes, que apura um esquema de tráfico de influência para cancelamento de dívidas tributárias de grandes empresas e lobby para concessão de benefícios fiscais para o setor automotivo por meio de medidas provisórias.

Os vídeos de políticos e colegas de PT, como o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o governador de Minas, Fernando Pimentel, começaram a ser publicados ainda na segunda-feira. Gravações como a do compositor Chico Buarque mencionam as suspeitas envolvendo o nome do ex-presidente em operações da Polícia Federal. "Receba minha solidariedade não só pelos 70 anos, mas por tudo o que você vem enfrentando", afirmou Chico, de 71 anos, ao dar a Lula as boas-vindas "aos setentinha".

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, reiterou seu desejo de que o ex-presidente volte a disputar o Planalto. "Minha expectativa é que 2018... Lula de novo", disse o dirigente petista. Aliados do petista, como o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), destacaram ações da gestão Lula, como as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Parte destes 70 anos foi dedicado ao povo do Rio de Janeiro, que se libertou. O senhor levou o desenvolvimento econômico aonde as pessoas já não acreditavam mais", afirmou o peemedebista.

Também há gravações de líderes de movimentos sociais, como João Pedro Stédile (MST) e Guilherme Boulos (MTST), do fotógrafo Sebastião Salgado e de integrantes do Corinthians, time do coração de Lula. "Que tu tenha um aniversário extraordinário com teus amigos, curtindo... Eu só queria um docinho aqui pra mim também", brincou o técnico Tite.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.