1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Neri mostra a ministros dados positivos do governo Dilma

RICARDO DELLA COLETTA - Agência Estado

05 Maio 2014 | 21h 01

Em seu primeiro dia como titular na Secretaria de Assuntos Econômicos (SAE), Marcelo Neri teve como missão apresentar a 21 ministros da presidente Dilma Rousseff uma série de indicadores sociais que mostram queda da desigualdade no Brasil e aumento da renda e do emprego. Com isso, Neri municiou por cerca de duas horas os demais ministros com dados que rebatem algumas das principais críticas da oposição ao governo, como o desaquecimento da economia nos últimos anos e a aceleração da inflação.

Ele argumentou que os indicadores sociais continuaram a melhorar no governo Dilma, apesar do baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) na administração da petista. Disse, ainda, que analisar a realidade brasileira apenas por índices econômicos tradicionais - "das contas nacionais" - revela um cenário "incompleto".

"O brasileiro em suas casas está tendo um desempenho bem acima do desempenho que as contas nacionais e a maior parte dos economistas analisam. Em qualquer dimensão", afirmou Neri em uma coletiva de imprensa, citando principalmente o mercado de trabalho e o aumento da renda da população.

Nesta segunda-feira, Neri, até então ministro interino na SAE, foi efetivado no cargo. Ele ocupava também o posto de presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cargo que passa agora para Sergei Soares.