1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Mulheres conquistam mais espaço, mas ainda há muito a ser feito, avalia Lula

Aline Bronzati - O Estado de S. Paulo

08 Março 2014 | 14h 59

Ex-presidente cita eleição de Dilma como uma das conquistas femininas no País

São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sábado, 8, em seu perfil nas redes sociais citando conquistas do público feminino no Brasil. Em cerca de três horas, o post recebeu mais de 2,4 mil curtidas. Embora reconheça que na última década as mulheres tenham conquistado mais espaço no País, no mercado de trabalho e na sociedade, ele destaca que "há ainda muito a ser feito".

Dentre os feitos das mulheres, ele citou a eleição de Dilma Rousseff, "primeira mulher presidenta", a prioridade do Bolsa Família às mulheres - hoje 93% dos cartões do programa estão no nome delas, a entrega de títulos do programa Minha Casa, Minha vida às mulheres e a aprovação da Lei Maria da Penha. Lula destacou ainda que mais da metade das vagas de emprego criadas nos últimos três anos foram ocupadas pelo público feminino.

"Enquanto muitas mulheres saíram de casa e conquistaram novos espaços, a quantidade de homens que foram para a cozinha fazer um trabalho historicamente feminino não foi a mesma", critica Lula, em seu post.

Ele encerra o post com menção ao respeito e ao papel da mulher na construção do Brasil. "Que o respeito entre os gêneros seja cada vez maior, pois ele é crucial para uma sociedade mais justa. Que as mulheres brasileiras conquistem cada vez mais espaço e continuem exercendo seu papel fundamental em construir um país melhor", conclui Lula.