PUBLICIDADE

Mudança de Lula deixa Brasília em 11 caminhões

Veículos com milhões de presentes serão enviados ao petista; Presidência não divulga destino de acervo, que passa a ser pessoal

Por Carol Pires
Atualização:

O ex-presidente Lula ainda não recebeu toda sua mudança de Brasília para São Bernardo do Campo - os últimos caminhões com os pertences do ex-presidente só sairão da capital nesta quinta-feira, 6. No total, serão usados 11 caminhões - dos quais um climatizado para adega - para transportar 1.403.417 fotos, cartas, vídeos, presentes, livros.

 

PUBLICIDADE

Pela Lei 8.394 de 30 de dezembro de 1991, apesar de a coleção ter sido formada ao longo da Presidência, agora tudo pertence a Lula como pessoa física. No Departamento de Documentação Histórica da Presidência , era possível, até semana passada, encontrar fotos de família de Lula, a primeira bandeira do PT, costurada por Marisa Letícia, e até uma camisa estampada que o ex-presidente usava na juventude.

 

No entanto, a lei determina também: "Ao final do mandato presidencial, os documentos tratados pela Secretaria de Documentação Histórica do Presidente da República serão entregues ao titular." E, assim, tudo está de mudança para São Paulo - incluindo presentes dados a Lula por chefes de Estado, obras de arte, joias caras, bebidas, cartas e presentes de populares.

 

Fica na Presidência apenas o que foi doado especificamente ao governo brasileiro - umas poucas dezenas de itens, como um quadro do piauiense Francisco Galeno, presente dado pelo próprio artista ao Planalto.

 

A partir de agora, cabe a Lula organizar o acervo para consulta pública. Pela lei, ele pode deixar o material como herança de família, doar e até vender. Em caso de venda, porém, a lei determina que a União tem preferência na compra. Para levar a documentação para o exterior, é preciso consultar a União. A Presidência não divulgou o endereço do local para onde será enviada a mudança.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.