1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Mensalao

MP-DF reitera pedido de transferência de presos do mensalão para presídio federal

Ampliado em 18.03 - Agência Estado

17 Março 2014 | 21h 50

Para promotores, resposta do governo do Distrito Federal sobre suspeitas de regalias foi insatisfatória

Integrantes do Ministério Público do Distrito Federal reiteraram na última sexta-feira, 14, pedido à Justiça para que condenados por envolvimento com o esquema do mensalão sejam transferidos para presídios federais. O requerimento, que já havia sido feito anteriormente, deverá ser analisado nos próximos dias por juízes da Vara de Execuções Penais (VEP).

Na avaliação de integrantes do MP, a administração do Distrito Federal, comandada por um petista, não teria respondido de forma satisfatória a questionamento sobre supostas regalias concedidas a condenados que cumprem pena no complexo penitenciário da Papuda. Entre eles, está o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

Em fevereiro, o MP solicitou a apuração das denúncias e chegou a recomendar a transferência, caso fossem comprovadas. Em resposta, o governador do DF, Agnelo Queiroz, afirmou não haver "ingerência política" na administração dos presídios do DF. Disse ainda que o sistema penitenciário sob sua jurisdição "tem plenas condições de custodiar quaisquer presos provisórios, como sentenciados, a exemplo dos condenados na Ação Penal nº 470".

Nesse fim de semana, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que pretende abrir sindicância para investigar novas denúncias de supostas regalias concedidas a Dirceu.

Mensalao