1. Usuário
Assine o Estadão
assine

'Mônica' diz que quer ser presidenta quando crescer

TÂNIA MONTEIRO - Agência Estado

17 Março 2014 | 22h 01

A página do Facebook do Portal Brasil, editado pelo gabinete digital da Secretaria de Imprensa da Presidência da República, publicou uma foto da Mônica, personagem fictícia de histórias em quadrinho criada por Maurício de Souza, com seu tradicional vestido vermelho, com uma faixa presidencial e dizendo que tem seis anos, e quando crescer quer ser "presidenta".

A postagem faz parte da campanha do Dia Internacional da Mulher, comemorado em oito de março, que tem como lema "Mulheres do Futuro", que questiona qual a profissão que a criança quer ter e publica a opção delas, com as suas fotos e um #toda mulher pode. A participação de Mônica foi fruto de uma parceria com Maurício de Souza.

Na página do Portal Brasil aparece a foto da Mônica criança com a faixa presidencial e segue uma mensagem sugerindo como pensará a Mônica adulta. "Com firmeza e sabedoria, vai tomar as decisões corretas para melhorar a vida, principalmente, dos que mais precisam. Será rígida ao enfrentar os problemas, mas usará a ternura feminina para ouvir e acolher a todos. O nosso futuro estará em suas mãos e nela vamos confiar.

Mônica tem 6 anos, quer ser presidenta e ela pode!".

Mônica tem personalidade forte e briguenta e anda sempre na mão com seu coelho de pelúcia, distribuindo "coelhadas" em quem lhe aborrece. Outros nove depoimentos de crianças, com suas fotos, e com as profissões que desejam seguir, no futuro, estão publicados na página, antes da "Mônica".

Para atrair depoimentos, a página intitulada "Mulheres do Futuro" questiona: "cantora, veterinária ou advogada? No Brasil as mulheres podem fazer tudo isso e muito mais! As meninas de hoje vivem as mudanças, mas amanhã serão protagonistas de um novo tempo. Igualdade de direitos, de oportunidade e de reconhecimento. Esse é o país que nós queremos e estamos lutando para construir! Feliz Dia Internacional da Mulher. #TodaMulherPode". A previsão é que a campanha fique no ar durante todo o mês de março.