1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Ministro Celso Amorim lança livro na Argentina

ARIEL PALACIOS, CORRESPONDENTE - Agência Estado

15 Abril 2014 | 13h 02

O Ministro da Defesa, Celso Amorim, lança nesta terça-feira, 15, a edição argentina de seu livro "Breves Narrativas Diplomáticas". A obra consiste em uma seleção de textos feita pelo próprio autor sobre uma série de acontecimentos dos últimos tempos na arena diplomática, entre as quais as negociações sobre a ALCA, a Rodada de Doha, o nascimento da União de Nações Sul-americanas (Unasul).

A obra também discorre sobre as relações do Brasil com os governos do casal Néstor e Cristina Kirchner, os vínculos com o BRICs e os países africanos, além da tentativa de golpe de Estado em 2002 contra o governo do presidente venezuelano Hugo Chávez.

O livro é um relato pessoal do ministro Amorim, que foi chanceler brasileiro entre 2003 e 2011, com relatos de bastidores dos principais acontecimentos diplomáticos na América do Sul.

O lançamento será na Universidade Metropolitana para a Educação e o Trabalho (UMET), na rua Sarmiento 2037, no portenho bairro de Balvanera. Inaugurada no ano passado com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, essa entidade acadêmica foi criada pelo sindicato dos porteiros e zeladores da Argentina, comandado pelo deputado Victor Santamaría, aliado da presidente Cristina Kirchner.