1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Mantega fará reunião para ouvir empresários

Renata Veríssimo e Vera Rosa / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

09 Março 2014 | 22h 01

Por odem da presidente Dilma, ministro da Fazenda vai se reunir com representantes do PIB, que estão descontentes com o governo federal

Na semana em que o País vai receber uma agência internacional de classificação de risco para avaliar a situação da economia brasileira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai "discutir a relação" do governo com os empresários. Por ordem da presidente Dilma Rousseff, Mantega convocou uma reunião para terça, em São Paulo, com pesos-pesados do Produto Interno Bruto (PIB).

A sete meses da eleição, a crítica à condução da economia virou o mantra da oposição e Dilma foi aconselhada a se aproximar dos empresários, que têm reclamado do governo. Mantega vai ouvir as sugestões do setor produtivo e transmitir o recado de que a presidente quer montar um fórum de diálogo com representantes da indústria. A informação foi antecipada pelo jornal Folha de S.Paulo.

A equipe da campanha pela reeleição de Dilma pretende, na prática, criar "vacinas" para impedir a deterioração da imagem da presidente em meio a uma crise de credibilidade. Organizada pelo secretário executivo da Fazenda, Paulo Caffarelli, a reunião com os empresários é a primeira deste tipo desde o início do ano.

Embora o risco de rebaixamento da nota do Brasil tenha diminuído após o anúncio das medidas fiscais e do resultado um pouco melhor do PIB do quarto trimestre de 2013, os rumos da economia viraram uma preocupação política. A equipe internacional que estará esta semana no País é a da Standard & Poor’s. A agência foi a primeira a promover o Brasil a grau de investimento e pode ser a primeira a rebaixar a nota do País, afugentando investidores.

Nos últimos meses, os dois desafiantes de Dilma – o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) – reforçaram as críticas ao modelo econômico adotado pelo governo. Em recente reunião no Alvorada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aconselhou Dilma a escalar o ministro da Fazenda para ouvir os empresários.

As empresas escolhidas para a reunião com Mantega têm em comum o fato de terem forte presença internacional, como a Embraer, a Vale e a Odebrecht. O ministro também terá uma reunião nesta segunda, 10, com o presidente da Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan. O setor é motivo de preocupação pela queda nas exportações, mas também por causa de uma desaceleração nas vendas no mercado interno.

Reclamações. Desde meados do ano passado, Lula tem recebido uma romaria de empresários em seu instituto, em São Paulo. Todos reclamam do estilo de Dilma. Ele prometeu aos representantes do setor produtivo que atuaria como uma espécie de "facilitador" da reaproximação.

Em janeiro, a presidente foi a Davos e usou o discurso no Fórum Econômico Mundial para tentar tranquilizar empresários sobre a condução da economia. No mês passado coube a Lula fazer afagos a investidores internacionais, em Nova York.

A escolha de Caffarelli para secretário executivo da Fazenda, há cerca de um mês, também faz parte da estratégia de melhorar a comunicação do governo com o setor produtivo.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo