PUBLICIDADE

Maia diz que vai ouvir cada deputado 'individualmente' sobre processo de cassação de Cunha

Nesta segunda-feira, 1º, o presidente da Câmara participa, com líderes da base e da oposição, de reunião em restaurante do Anexo IV da Casa, que foi convocada para discutir a pauta de votação desta e da próxima semana, entre outros assuntos

Por Erich Decat
Atualização:
Rodrigo Maia (DEM-RJ) Foto: André Dusek|Estadão

BRASÍLIA - Em reunião fechada com líderes da base e da oposição realizada nesta segunda-feira, 1º, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou aos presentes que está disposto a tratar individualmente com cada um dos integrantes da Casa o processo de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

PUBLICIDADE

A reunião ocorre no restaurante do 10º andar do Anexo IV da Câmara e foi convocada para discutir a pauta de votação desta e da próxima semana. 

O Estadão teve acesso a parte da conversa em que Maia trata especificamente do processo de cassação de Cunha que ainda aguarda ser lido em plenário para ir a voto dos demais integrantes da Casa.

"A minha intenção sobre o caso do Eduardo é fazer a leitura quarta ou terça-feira. Não vou decidir agora. Vou ouvir cada um individualmente na sala da presidência", afirmou Maia na reunião. 

Na avaliação dele, o fato de a Casa estar esvaziada em razão do início das disputas municipais não será um impeditivo para ter quórum para votação do processo de perda de mandato do peemedebista. Para que Cunha seja cassado são necessários ao menos 257 votos a favor.

"Aqui é bem transparente, qualquer dia que se colocar esse processo de votação, vai dar quórum. Tem eleição municipal, mas ninguém vai faltar. Só não quero andar nem muito rápido, nem muito lento, mas no ritmo certo. Estou com o histórico dos outros processos de quando foram lidos, de quando foram à votação, e vou fazer na média de todo mundo para não parecer que estou acelerando ou retardando", ressaltou o presidente da Câmara aos presentes. "Estou à disposição de todos para debater esse tema na sala da presidência, que é de todos nós", concluiu.

Entres os presentes na reunião estão o líder do governo, André Moura (PSC-SE); do PMDB, Baleia Rossi (SP); do PSDB, Antônio Imbassahy (BA); do DEM, Pauderney Avelino (AM). Da parte da oposição está o líder do PT, Afonso Florence (BA).

Publicidade