1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Lula orientou expansão externa da Petrobras, diz Cerveró

RICARDO DELLA COLETTA E RICARDO BRITO - Agência Estado

22 Maio 2014 | 11h 05

O ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, afirmou nesta quinta-feira, 22, que, quando assumiu o cargo em 2003, a estatal elevou sua participação internacional, de oito países para 26 em 2008. "Estendemos a presença da Petrobras em todos os países da América do Sul", disse, em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a Petrobras no Senado.

Seguindo a política de expansão internacional da companhia, orientada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram realizados investimentos na China, Japão, Índia e África, segundo Cerveró. Foi nesse contexto, disse, que a estatal optou pela aquisição da refinaria de Pasadena, no Texas, Estados Unidos. "A compra visava transformar e adaptá-la para processar petróleo pesado", declarou.

A presidente da República Dilma Rousseff comandava, quando ministra da Casa Civil em 2006, o conselho de administração da Petrobras. Ela sustentou que só apoiou a compra de 50% da refinaria porque não tinha conhecimento das cláusulas Put Option, que obrigava a Petrobras a comprar a outra metade da refinaria em caso de desentendimento com a sócia Astra Oil, e Marlim, que garantia lucro mínimo aos belgas mesmo que o negócio não desse lucro. Dilma também sustentou que o resumo técnico encaminhado ao conselho não citava as duas cláusulas. Ao final, a transação ocasionou um prejuízo bilionário para a Petrobras.

Cerveró foi demitido da diretoria financeira da BR Distribuidora depois de ter sido apontado como o responsável por elaborar o resumo técnico defendendo a transação entre a Astra Oil e a Petrobras. Anteontem, os senadores ouviram o ex-presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, que amenizou a responsabilidade da presidente Dilma na aprovação da compra.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo