PUBLICIDADE

Lula já está em Curitiba para prestar depoimento

Ex-presidente será interrogado pelo juiz Sérgio Moro em ação que investiga negociação da Odebrecht em compra de terreno da sede do Instituto Lula

Por Ricardo Galhardo , Elisa Clavery e enviados especiais
Atualização:

CURITIBA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Curitiba na noite de terça-feira, 12, de carro, para prestar o segundo depoimento ao juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância. 

PUBLICIDADE

Segundo o ex-ministro Gilberto Carvalho, Lula chegou "bem" e está hospedado na casa de um amigo. Auxiliares do petista divergem sobre o motivo pelo qual o ex-presidente descartou a viagem de avião. Segundo alguns, foi devido ao alto custo de aluguel de um jato particular. Já o ex-ministro Alexandre Padilha, vice-presidente do PT, disse que foi por uma questão de comodidade. "Foi opção dele para não ter que fixar horário. Outro dia Lula foi ao Rio de carro e gostou. Assim viaja mais discreto", disse Padilha. 

O depoimento, desta vez, faz parte da ação penal em que Lula é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro supostamente por ter recebido recursos da Odebrecht para a compra de um terreno destinado a abrigar a sede do Instituto Lula em São Paulo e de um apartamento vizinho ao do petista em São Bernardo do Campo.

Quando esteve diante de Moro em Curitiba pela primeira vez, em maio, Lula prestou depoimento no caso do triplex do Guarujá. Posteriormente, o petista foi condenado naquela ação a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffman, emitiu nota na manhã desta quarta-feira, 13, sobre o depoimento do ex-presidente.  A parlamentar disse que "Lula comparece com a verdade e o apoio dos que o consideram o melhor presidente que o Brasil já teve. E querem te-lo como próximo presidente da República".

A presidente do partido afirma que Lula depõe "debaixo de pesada manipulação midiática e de condenação antes do julgamento". "Hoje em cada lugar desse país é o dia da verdade contra a mentira, da esperança contra o ódio. Vamos esclarecer, conversar, reunir e manifestar", escreveu a senadora. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.