PUBLICIDADE

Lula entra com queixa-crime contra Caiado após ter sido chamado de 'bandido'

Defesa do ex-presidente pede a condenação do senador pelos crimes de 'calúnia, injúria e difamação'

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

BRASÍLIA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com um pedido de queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). A defesa do ex-presidente pede a condenação do senador pelos crimes de "calúnia, injúria e difamação". Em fevereiro, o senador escreveu em sua conta no Twitter uma mensagem chamando o ex-presidente de "bandido". "Lula tem postura de bandido. E bandido frouxo! Igual à época que instigava metalúrgicos a protestar e ia dormir na sala do delegado Tuma", escreveu Caiado na rede social.

Em 29 de outubro, o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), e o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB-AM), precisaram ser contidos por outros parlamentares durante intenso bate-boca em audiência pública na Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional. Ao ser ignorado pelo ministro durante um questionamento, o senador partiu para o ataque e o chamou de "safado"e "bandido".Relembre o caso Foto: Ed Ferreira/estadão

PUBLICIDADE

Para a defesa, a postagem pode ser configurada como crime de calúnia e difamação. No documento, os advogados argumentam ainda que o tipo de afirmação feita por Caiado extrapola a imunidade parlamentar e configurou uma grave ofensa ao ex-presidente. Essa última afirmação foi feita para evitar que o senador alegue imunidade parlamentar para se eximir de culpabilidade pela postagem.

O pedido foi protocolado nesta quarta-feira, 8, e ainda aguarda distribuição para um ministro relator.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.