PUBLICIDADE

José Aníbal acusa Doria de 'falsificar a história' ao falar sobre Diretas

Em evento de apoio a pré-candidatura  do deputado Ricardo Tripoli, presidente do Instituto Teotônio Vilela acusou empresário de mentir sobre ser um dos coordenadores da campanha pela redemocratização do País nos anos 1980

Foto do author Pedro  Venceslau
Por Pedro Venceslau e Ana Fernandes
Atualização:

SÃO PAULO - Em evento de apoio à pré-candidatura do deputado Ricardo Tripoli na prévia do PSDB que definirá o candidato da sigla à Prefeitura da capital, o ex-deputado José Aníbal, presidente do Instituto Teotônio Vilela, braço de formulação política dos tucanos, acusou o empresário João Doria de “falsificar” a história ao dizer que foi um dos coordenadores da campanha Diretas Já, nos anos 1980.

PUBLICIDADE

“Tenho que falar isso porque é um testemunho histórico. Vi a carta dele (Doria) à militância do meu partido, PSDB, onde ele diz que coordenou o comício da Praça da Sé, na campanha das Diretas. Eu nunca vi o João Doria em todo o processo”, afirmou Aníbal diante de cerca de 300 militantes.

"Ele ainda diz que foi carregado em comícios em Belo Horizonte, Porto Alegre. Não pode! Você não pode falsificar a história. São fatos devidamente registrados. Você não pode distorcer os fatos", prosseguiu Aníbal, em um discurso inflamado.

Sem tradição de militância partidária, Doria, é acusado por seus adversários de ser um "cristão novo" na legenda. No evento, que ocorreu ontem em um clube na região central de São Paulo, o palco foi decorado com uma grande projeção do ex-governador Mário Covas, que foi citado em praticamente todos os discursos.

Estiveram presentes o presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias, e o recém-eleito líder da oposição na Câmara dos Deputados, Miguel Haddad.

Sem apoio do governador e de cardeais tucanos como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador José Serra, Tripoli se apresenta como o candidato da militância. "A militância vai participar sim do próximo governo, que é do PSDB. Eu não tenho a estrutura que os nossos adversários têm, mas tenho algo a mais que eles não têm que são vocês que vão me levar à Prefeitura. Com o partido, junto do partido e pelo PSDB. Até a vitória!", bradou ao encerrar o evento.

Mesmo com a chuva que causou transtornos na capital, com um nó no trânsito, o pré-candidato conseguiu lotar o auditório com militantes, vindos de diretórios zonais da periferia, como Ermelino Matarazzo, São Miguel, Itaquera, Tatuapé, Jaraguá, Saúde, Cursino e Cidade Ademar.

Publicidade

A candidatura de Tripoli nasceu de uma aliança entre ele, Aníbal e o deputado  Bruno Covas, neto do ex-governador.

Visão. Ao Estado, o empresário João Doria ironizou as declarações de Aníbal. “O José Aníbal deveria ter consultado um oculista, porque enxerga muito mal. A pedido do (ex-governador) Montoro, eu coordenei todos os comícios das Diretas”.    

O ex-deputado José Aníbal, presidente do Instituto Teotônio Vilela Foto: FELIPE RAU | ESTADÃO CONTEÚDO