1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Ideli discute com líder do Senado alternativa ao projeto de criação de municípios

- Atualizado: 18 Março 2014 | 12h 49

Governo pretende manter o veto à proposta, que vai a votação nesta terça; ideia é que autor do projeto modifique forma de criação de cidades por região

Brasília- A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, está reunida nesta tarde com o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), para discutir um projeto alternativo de criação de municípios brasileiros. O governo trabalha para manter na noite desta terça-feira o veto da presidente Dilma Rousseff a uma proposta que trata do tema, aprovada pelo Congresso.

Uma série de reuniões com líderes partidários envolvidos na discussão do projeto tem sido realizada desde o início da manhã desta terça. O governo pretende manter o veto na votação da sessão do Congresso e acenar com a aceitação de uma proposta alternativa para tramitar rapidamente pelas duas casas legislativas.

A ideia é que o autor do projeto vetado, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), apresente em 10 dias um novo texto. A proposta em estudo definiria faixas por regiões brasileiras para a criação dos municípios. Por essa lógica, as regiões Norte e Centro-Oeste do País teriam maior facilidade para criar municípios, seguidas pelo Nordeste, em um nível intermediário, e o Sul e Sudeste, com maior dificuldade.

No encontro que está ocorrendo agora no gabinete do líder do governo no Senado, os envolvidos na negociação pretendem fechar os detalhes da proposta alternativa.

Mais em PolíticaX