1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Ideli discute com líder do Senado alternativa ao projeto de criação de municípios

Ricardo Brito - Agência Estado

18 Março 2014 | 12h 42

Governo pretende manter o veto à proposta, que vai a votação nesta terça; ideia é que autor do projeto modifique forma de criação de cidades por região

Brasília- A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, está reunida nesta tarde com o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), para discutir um projeto alternativo de criação de municípios brasileiros. O governo trabalha para manter na noite desta terça-feira o veto da presidente Dilma Rousseff a uma proposta que trata do tema, aprovada pelo Congresso.

Uma série de reuniões com líderes partidários envolvidos na discussão do projeto tem sido realizada desde o início da manhã desta terça. O governo pretende manter o veto na votação da sessão do Congresso e acenar com a aceitação de uma proposta alternativa para tramitar rapidamente pelas duas casas legislativas.

A ideia é que o autor do projeto vetado, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), apresente em 10 dias um novo texto. A proposta em estudo definiria faixas por regiões brasileiras para a criação dos municípios. Por essa lógica, as regiões Norte e Centro-Oeste do País teriam maior facilidade para criar municípios, seguidas pelo Nordeste, em um nível intermediário, e o Sul e Sudeste, com maior dificuldade.

No encontro que está ocorrendo agora no gabinete do líder do governo no Senado, os envolvidos na negociação pretendem fechar os detalhes da proposta alternativa.