Grupo suspeita de fraude em votação de político mais corrupto do ano

Supostos softwares teriam acrescentado votos aos candidatos ao Troféu Algemas de Ouro

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Atualizado às 20h39

PUBLICIDADE

SÃO PAULO - Se terminasse nesta quarta-feira, 17, o ex-senador Demóstenes Torres venceria a segunda edição do Troféu Algemas de Ouro, enquete promovida no Facebook para eleger o político mais corrupto de 2012. O prêmio é uma criação do Movimento 31 de Julho, grupo que atua na internet no combate à corrupção. Coordenadores suspeitam, no entando, que a votação tenha sido fraudada.

Eles acreditam que um software contratado por alguém tenha adulterado o resultado da enquete. Até o dia 20, dia em que o movimento pretende divulgar os vencedores, a organização quer impugnar os votos a mais que os supostos robôs teriam acrescentado aos candidatos. Segundo o grupo, o Facebook também foi comunicado sobre o ocorrido.

Até a última terça-feira, o ex-senador teria levado o prêmio. Torres foi cassado devido a sua próxima relação com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Em segundo lugar ficaria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT),

acusado pelo publicitário Marcos Valério de ter usado o dinheiro do mensalão para quitar despesas pessoas

. E em terceiro, o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB), acusado formalmente por participar do mensalão mineiro. A votação finalizou com 23 mil votos - incluindo os que podem ser impugnados.

Publicidade

A primeira edição do Troféu Algemas de Ouro, realizada em 2011, foi vencida pelo senador José Sarney (PMDB), que obteve 60% dos 7 mil votos. Nesse ano, as Algemas de Prata ficaram com o ex-ministro José Dirceu (PT) e as de Bronze, com a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN).

Veja a lista completa dos candidatos que concorreram para as Algemas de Ouro 2012:

Demóstenes Torres (ex-DEM-GO)

Eduardo Azeredo (PSDB-MG)

Erenice Guerra (PT)

Fernando Pimentel (PT)

Fernando Cavendish (Delta)

Publicidade

Jader Barbalho (PMDB-PA)

José Roberto Arruda (ex-DEM-DF)

Lula (PT)

Paulo Maluf (PP-SP)

Sérgio Cabral (PMDB-RJ)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.