Governo usa cargo e corte no Orçamento para tentar aprovar fim das desonerações

Após negociar comando da Companhia Docas do Rio com PMDB e anunciar que tamanho do contingenciamento só será definido após votação, relator do projeto aceita aplicar a redução dos descontos da folha salarial das empresas ainda neste ano

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Por Tania Monteiro , Ricardo Della Coletta , Rafael Moraes Moura e Daiene Cardoso
Atualização:

Atualizado às 23h23

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Brasília - Numa operação que envolveu boa parte do primeiro escalão nesta segunda-feira, 18, o governo Dilma Rousseff prometeu, nos bastidores, mais cargos ao aliado PMDB e sugeriu, publicamente, que o tamanho dos cortes orçamentários depende do Congresso Nacional. Basta que o fim das desonerações na folha de pagamento, um dos mais importantes itens do ajuste fiscal, seja aprovado pelos parlamentares e aplicado em 2015. 

O Palácio do Planalto coloca essas cartas na mesa após a Câmara mudar, nas duas últimas semanas, as medidas provisórias que restringiam acesso a direitos trabalhistas (MP 665) e previdenciários (MP 664). Com as alterações, a economia do ajuste fiscal prevista com as MPs caiu de R$ 18 bilhões para R$ 14,5 bilhões anuais. Ao tentar manter a essência do texto do projeto de lei sobre as desonerações, Dilma tenta economizar mais R$ 6 bilhões neste ano.

Michel Temer (centro) em reunião com Joaquim Levy, Aloizio Mercadante e líderes da base no Congresso Foto: Dida Sampaio/Estadão

O governo negocia com o PMDB o comando da Companhia Docas no Rio – que administra os portos do Estado – em troca da manutenção do texto da desoneração. O relator do projeto é o líder da bancada do partido na Câmara, Leonardo Picciani (RJ). 

Fiel escudeiro do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Picciani queria adiar para 2016 o fim das desonerações. A justificativa era a de que empresas precisariam se adaptar.  

Na noite desta segunda-feira ele foi demovido após reunião de mais de uma hora com o vice-presidente Michel Temer, ministros e senadores. Até o titular da Fazenda, Joaquim Levy, falou com Picciani. 

O líder do PMDB topou aplicar a reoneração neste ano, mas ressaltou que proporá o escalonamento do aumento dos tributos aos empresários. O texto enviado pelo Executivo, entre outros pontos, prevê o aumento das alíquotas de recolhimento das empresas incluídas no regime de desoneração de 1% para 2,5%, principalmente para setores da indústria, e de 2% para 4,5%, para setores de serviços. São esses índices que Picciani pretende escalonar.

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A votação do relatório do peemedebista deve ocorrer nesta terça. 

Dentro da estratégia do governo, Levy também anunciou o tamanho do contingenciamento do Orçamento deste ano. Afirmou que o corte poderá variar de R$ 70 bilhões a R$ 80 bilhões. O tamanho do corte influi diretamente nos gastos dos ministérios controlados por aliados e também atinge as emendas parlamentares. 

O valor final só será definido após a votação do projeto das desonerações. “Mais do que o corte estamos fazendo uma disciplina nas despesas discricionárias e estamos tentando manter os níveis de 2013”, disse Levy, para quem 2014 foi um ano de “certos excessos”. Ele passou o dia no Palácio do Planalto e se reuniu, primeiro, com Dilma e sua coordenação política. À tarde, participou de reuniões com Temer e os líderes dos partidos da base no Senado e na Câmara. À noite, as negociações prosseguiram, desta vez em jantar no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente. 

Guerra interna. O valor do corte no Orçamento vem sendo usado publicamente pelo primeiro escalão do governo Dilma como uma moeda de troca no Congresso. Mas a definição de seu custo também tem outro pano de fundo: uma guerra política interna na administração petista.

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De um lado está o titular da Fazenda. De outro estão os ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Ambos defendem que o corte orçamentário fique abaixo dos R$ 70 bilhões, torcendo para que ele varie entre R$ 65 bilhões e 67 bilhões. Levy, por outro lado, quer R$ 78 bilhões. 

Nos bastidores, muitos ministros têm se queixado sobre o impacto do corte na execução de programas oficiais, temendo a paralisia do governo. No Congresso, para além do medo de ver suas emendas congeladas, aliados reclamam que a política econômica se resume a cortar. 

Até a bancada do PT, partido de Dilma, da Câmara encampou o discurso de que só o ajuste fiscal não será suficiente para a recuperação da economia. Os petistas cobram do Palácio do Planalto o lançamento de uma agenda positiva que se contraponha à retenção de despesas. 

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O governo, por sua vez, está dizendo que a injeção de ânimo virá, por exemplo, com medidas como o pacote de infraestrutura que Dilma planeja anunciar e com o início das novas etapas do Minha Casa Minha Vida e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

 

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PARA ENTENDER___________________________________

Incentivo vem desde 2011 - O Projeto de Lei 863/15 substitui a Medida Provisória 669/15, que foi devolvida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, em março de 2014. A medida reduz o benefício fiscal de desoneração da folha de pagamentos concedido a 56 segmentos econômicos. Com a proposta, o governo volta a onerar as empresas após um período de desoneração iniciado em 2011, quando foi lançado pacote de redução da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamentos das empresas como saída para o aumento da competitividade e manutenção de empregos. O mecanismo foi criticado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, logo após ser nomeado titular da pasta, sendo chamado de "brincadeira" com custo R$ 25 bilhões aos cofres públicos. Por isso, Levy foi repreendido pela presidente Dilma Rousseff. A reoneração, se aprovada, resultará em ganho para o Tesouro de R$ 6 bilhões este ano, segundo o governo federal.

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