1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Governo colocou R$ 14 bi no Pronatec, diz Dilma em Belém

BEATRIZ BULLA E CARLA ARAUJO - Agência Estado

25 Abril 2014 | 15h 53

A presidente Dilma Rousseff voltou a destacar na tarde desta sexta-feira o investimento de R$ 14 bilhões do governo federal no Pronatec, para garantir o acesso de todos à educação. Durante cerimônia de formatura do Pronatec em Belém, a presidente reiterou que foram realizadas 6,8 milhões de matrículas no programa até o momento e disse que "nenhum país do mundo chegou a se transformar em uma nação desenvolvida sem estudantes técnicos".

Dilma afirmou que a capacitação profissional e o ensino técnico são fundamentais para produzir produtos com maior qualidade e menor custo. "Nós precisamos de um País que tenha muitos técnicos porque nosso trabalho tem que ser cada vez mais valorizado e render cada vez mais", afirmou.

Nesta quinta-feira, 24, Dilma havia afirmado que, depois de alcançada a meta de 8 milhões de matrículas no programa, seria criado o "Pronatec 2". Hoje, a presidente ressaltou que o Brasil "precisa do Pronatec para seguir avançando". "Nós temos minérios, agricultura desenvolvida, é fato que precisamos de maior infraestrutura, temos petróleo. Enfim, esse é um País abençoado por Deus e bonito por natureza", disse Dilma a uma plateia de estudantes que participaram do Pronatec.