1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Governo age como agiota ao renegociar dívidas, diz Paes

DÉBORA ÁLVARES - Agência Estado

26 Fevereiro 2014 | 16h 44

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), comparou as taxas de juros cobradas atualmente sobre as dívidas dos Estados com agiotagem. "O governo federal trabalha como se fosse agiota. A renegociação da dívida chegou num ponto em que se cobra uma taxa de juros absurda", disse após encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Paes passou esta quarta-feira, 27, no Senado, a fim de acompanhar a votação da proposta que reduz o indexador das dívidas estaduais e pedir a Renan celeridade na apreciação da proposta. O projeto estava na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas um pedido de vista coletiva adiou a votação para o dia 12 de março. "O Rio de Janeiro talvez seja a capital brasileira com melhor condição fiscal hoje. Mas é inaceitável que você tenha uma cidade das dimensões de São Paulo com as dificuldades de investir que eles têm hoje", destacou.

Paes aproveitou para criticar o argumento usado pelo governo para adiar a votação e destacou que a votação do projeto não teria impacto direto na avaliação das agências de risco sobre a nota de investimento do Brasil. "Quando você muda esse indexador, faz um lado ganhar e outro perder, mas o resultado acaba sendo o mesmo. Não é isso que mexe com a nota de investimento, com os desafios que o Brasil tem".

Ao sair da sala de Renan, Paes seguiu para a Câmara dos Deputados, onde deve se reunir com lideranças de seu Estado. Em seguida, o prefeito seguiu para o Ministério da Fazenda. O encontro de Paes estava inicialmente agendado com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. No entanto, Mantega está no Palácio do Planalto e a previsão era de que o prefeito fosse recebido pelo secretário do Tesouro, Arno Augustin.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo