1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Governador de MT paga fiança e é liberado pela PF

FÁTIMA LESSA - Agência Estado

20 Maio 2014 | 17h 37

Depois de pagar fiança por porte ilegal de arma, o governador Silval Barbosa (PMDB) deixou a sede da Polícia Federal de Mato Grosso na tarde desta terça-feir acompanhado dos advogados e do secretário de comunicação. O governador foi conduzido à PF durante a deflagração da quinta fase da Operação Ararath. A Operação Ararath investiga um esquema de crimes financeiros e de lavagem de dinheiro por meio de ''factorings'' de fachada, empresas negociadoras de créditos.

A PF cumpriu mandados de prisão no início da manhã de hoje do deputado estadual José Riva (PSD) e do ex-secretário estadual de Fazenda e da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) do então governador e hoje senador, Blairo Maggi, Eder de Moraes.

O deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), foi afastado, desde o início de 2013, da presidência da AL-MT por determinação judicial. O parlamentar responde a dezenas de ações judiciais nas áreas cíveis e criminais. O deputado chegou à sede da PF escoltado por seis veículos, em carro descaracterizado.

A Polícia Federal fez apreensão de documentos e computadores na residência e no gabinete do prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB). A PF deve cumprir hoje dezenas de mandados de busca e apreensão determinados pelo ministro José Antonio Dias Tóffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).