Gleisi parabeniza Maduro por 'contundente vitória' nas eleições para governador na Venezuela

Presidente nacional do PT, em nota, atacou o governo dos EUA, que, segundo ela, age de forma "torpe" para desestabilizar o país vizinho

PUBLICIDADE

Por Ricardo Galhardo
Atualização:

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e a secretária de Relações Internacionais do partido, Monica Valente, distribuíram uma nota parabenizando o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pela "contundente vitória" nas eleições para governador realizadas no domingo. Elas ainda acusam o governo dos Estados Unidos de agir de forma "torpe" para desestabilizar o país vizinho.

Nota de Gleisi acusa os Estados Unidos de agir de 'forma torpe' para desestabilizar a Venezuela Foto:

A Venezuela anunciou que o regime chavista elegeu 75% dos cargos em disputa. A oposição se recusa a reconhecer o resultado e prepara mobilizações de rua, aumentando ainda mais a instabilidade do País.

+ EUA tenta 'ignorar' vontade do povo venezuelano

Na nota assinada por Gleisi na segunda-feira, 16, o PT lembra que foi a 22.ª eleição em 18 anos de regime chavista e não economiza em elogios. "Este dia será lembrado como o dia de uma vitoriosa jornada de democracia, onde mais de 60% do eleitorado atendeu à convocação democrática e compareceu, de maneira cívica e pacífica, manifestando seu apoio à paz, à democracia e à soberania na Venezuela", diz o texto.

+ Oposição venezuelana pede nova votação

Em um tom que difere do adotado pelos governos do PT na política externa, o partido acusa o "governo estadunidense" de agir contra a Venezuela. "Essa vitória adquire ainda mais importância histórica por ter se dado em meio a uma torpe tentativa de cerco e aniquilamento do país liderada pelo governo estadunidense, império que busca derrotar os povos e nações que lutam por justiça social, inclusão social e autodeterminação".

Publicidade

Leia íntegra da nota:

"O Partido dos Trabalhadores saúda o presidente Nicolás Maduro e seu partido , o PSUV , pela contundente vitória eleitoral nas eleições regionais deste domingo, 15 de outubro de 2017, a vigésima segunda eleição em dezoito anos de governos liderados pelo PSUV.

Este dia será lembrado como o dia de uma vitoriosa jornada de democracia, onde mais de 60% do eleitorado atendeu à convocação democrática e compareceu, de maneira cívica e pacífica, manifestando seu apoio à paz, à democracia e à soberania na Venezuela.

Essa vitória adquire ainda mais importância histórica por ter se dado em meio a uma torpe tentativa de cerco e aniquilamento do país liderada pelo governo estadunidense, império que busca derrotar os povos e nações que lutam por justiça social, inclusão social e autodeterminação.

Parabéns, Venezuela!

Parabéns, Presidente Maduro!

Viva o povo venezuelano!"

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.