Entenda: As etapas da Lava Jato no Supremo

Corte agora vai analisar pedido de abertura de inquérito de suspeitos de envolvimento em esquema de corrupção na Petrobrás

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 

1.

Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em reunião do Conselho do Ministério Público Foto: Dida Sampaio/Estadão

Pedido de inquéritosO procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nessa terça-feira, 3, ao Supremo a abertura de 28 inquéritos para que políticos com prerrogativa de foro citados na Lava Jato passem a ser investigados. No escândalo do mensalão, o inquérito foi aberto em junho de 2005.

 

2.

Ministro do STFTeori Zavascki, relator do processo da Lava Jato Foto: Ed Ferreira/Estadão - 24.02.2015

InvestigaçõesO Supremo pode negar a abertura de investigação nos casos em que considerar os indícios insuficientes. O relator do caso na Corte é o ministro Teori Zavascki. No processo do mensalão, o relator foi o ministro Joaquim Barbosa, que deixou o STF em julho de 2014.

 

3.

DenúnciasConcluídos os inquéritos, Janot decide se entra ou não com denúncias contra os políticos. A tendência é de que haja várias ações penais, e não só uma, como no mensalão - na época, o então procurador-geral Antonio Fernando de Souza denunciou 40 pessoas em abril de 2006.

 

 

4.

Publicidade

Plenário do Supremo Tribunal Federal Foto: Dida Sampaio/Estadão - 13.05.2014

PUBLICIDADE

Abertura de processosO Supremo pode receber ou rejeitar as denúncias do procurador-geral. Caso aceite, são abertos processos criminais contra os políticos, sob responsabilidade da 2ª Turma (composta por 5 dos 11 ministros da Corte). No mensalão, o Supremo recebeu a denúncia em agosto de 2007.

 

5.JulgamentoApós a análise do caso, o relator dos processos apresenta suas conclusões e a 2ª Turma passa a proferir seus votos sobre cada caso. Quem for condenado poderá recorrer no âmbito do próprio Supremo. No mensalão, 25 dos 40 denunciados foram condenados pelo plenário em 2012.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.