1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Eleições 2014

Eleitor poderá pedir ou transferir título pela internet

AE - Agencia Estado

07 Julho 2009 | 16h 16

Serviço começou a funcionar em Rondônia e até o fim do mês deve ser implantado nos outros Estados

Até o fim de agosto, cidadãos dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal poderão solicitar título de eleitor ou transferir o domicílio pela internet, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Chamado Título Net, o serviço eleitoral eletrônico começou a funcionar na última segunda-feira no Estado de Rondônia. Na próxima segunda-feira, chegará à Paraíba. A seguir, virão o Distrito Federal, dia 20 e São Paulo e Paraná, no dia 27.

Em agosto, o cronograma prevê a implementação do projeto em Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Rio Grande do Sul, no dia 3; Acre, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe, no dia 10; Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, no dia 17; e por fim, Amapá, Bahia, Pará, Pernambuco, Roraima e Tocantins, no dia 24. O projeto foi testado em caráter experimental pelos eleitores do Distrito Federal em 2008.

De acordo com o TSE, o Título Net deve tornar mais ágil o atendimento aos cidadãos. Depois de preencher seus dados no serviço, o eleitor terá de comparecer a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral portando documento de identificação e comprovante de residência para efetivar o cadastro e retirar seu documento.

Nos casos de eleitor e mesário que não participaram da última eleição ou de alistamento tardio, o comprovante de pagamento da multa também deverá ser apresentado. A guia para pagamento estará automaticamente disponível ao fim do preenchimento do formulário na internet.

 

Ao servidor da unidade de atendimento da Justiça Eleitoral caberá apenas conferir os documentos apresentados com as informações previamente registradas. Segundo o TSE, a vantagem do Título Net é a comodidade oferecida ao eleitor, que poderá ser atendido, em algumas localidades, com data e hora marcada.

Eleições 2014