1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Dilma visita obras de transposição do São Francisco em três Estados nesta terça

Angela Lacerda - O Estado de S.Paulo

13 Maio 2014 | 09h 39

Em Cabrobó (PE), prefeito filiado ao PSB do presidenciável Eduardo Campos faz críticas a promessas não cumpridas pelo governo federal; ministério diz que projetos estão em análise

CABROBÓ, Pernambuco - A presidente Dilma Rousseff desembarca na tarde desta terça-feira, 13, em Cabrobó, no sertão pernambucano, a 580 quilômetros do Recife, sob críticas do prefeito do município, Auricélio Torres, filiado ao PSB do presidenciável e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Com discurso de oposição ao governo federal, o prefeito argumenta que são necessárias compensações ao município devido às obras da transposição do São Francisco, que Dilma irá visitar nesta terça-feira. Ele disse ter havido aumento na demanda por saúde, escolas e infraestrutura por conta do número de pessoas que passaram a viver na cidade devido às obras que, agora, se aproximam do seu término no local.

O canal da transposição do eixo norte vai passar por Cabrobó em direção à Paraíba e ao Ceará. Segundo Torres, até 2010, "não havia nada da transposição em Cabrobó, mas desde 2012 a obra está de vento em popa".

A prefeitura pleiteia um projeto de irrigação que atinja cerca de mil hectares do semiárido do município, além da extensão da Universidade do Vale do São Francisco, com pelo menos dois cursos universitários no município, e habitações do programa Minha Casa, Minha Vida.

Segundo ele, não foi realizada até agora medida assinada, em 2011, com o Ministério da Integração Nacional que previa quatro obras na área da reserva indígena Truká, que tem cerca de 4,5 mil habitantes. Ainda de acordo com o prefeito, foi firmado compromisso da pasta de construção de cinco adutoras para atender a área rural com água captada no São Francisco - o que reduziria a utilização de carros-pipas para o abastecimento - mas somente uma adutora foi construída.

Torres diz ainda que foram construídos 30% das obras de saneamento básico, anunciadas em 2005 no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-ministro da Integração Ciro Gomes. Para completar, ele diz que de 300 casas prometidas pelo governo federal em 2006, 185 foram entregues.

Resposta. O Ministério da Integração informou que "as adutoras do município de Cabrobó serão executadas dentro do programa básico ambiental que beneficia as comunidades rurais que vivem nas proximidades do projeto de integração do São Francisco".

"A obra está na fase de elaboração do projeto executivo", informou. "Já os projetos que tratam do saneamento básico do município foram entregues em abril pela prefeitura e estão em análise dentro do Ministério da Integração Nacional para liberação de recursos". A assessoria do Ministério das Cidades não foi localizada para comentar as críticas do prefeito.

A presidente Dilma Rousseff visita, nesta terça-feira, três trechos das obras de transposição do Rio São Francisco na Paraíba, no Ceará e em Pernambuco.