1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Eleições 2014

Dilma sobe de 37% para 40% em nova pesquisa Ibope

LETÍCIA SORG - Agência Estado

22 Maio 2014 | 12h 17

Pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira, 22, mostra a presidente Dilma Rousseff com retomada do patamar de intenções de voto que tinha março após ter caído para 37% em abril. A presidente Dilma Rousseff (PT) subiu de 37% em abril para 40%. Os demais candidatos somam 37%. Aécio Neves (PSDB) aparece com 20% das intenções, Eduardo Campos (PSB), com 11%, pastor Everaldo (PSC), com 3%, José Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada e outros, juntos, somam 1%

No levantamento anterior, Aécio Neves tinha 14% e Campos, 11% das intenções de voto pelo Ibope mostra que, no cenário mais provável para as eleições de outubro, que considera as candidaturas de partidos nanicos, o segundo turno ainda é uma dúvida.

Os principais pré-candidatos cresceram na pesquisa com a diminuição de votos brancos, nulos e indecisos. Na pesquisa de abril, brancos e nulos somavam 24% e eleitores indecisos, 13%. No levantamento divulgado hoje, brancos e nulos somam 14% e indecisos, 10%.

O levantamento foi feito entre 15 e 19 de maio com 2.002 pessoas em 140 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no dia 17 de maio sob o protocolo BR-00120/2014.

Cenários alternativos

No cenário em que apenas os nomes de Dilma, Aécio e Campos são considerados, a presidente aparece com 39%, Aécio, com 17% e Campos, com 11%. Brancos e nulos somam 21% e 11% não souberam ou não responderam.

No cenário em que o nome de Lula substitui o de Dilma contra Aécio e Campos, o ex-presidente aparece com 46% das intenções de voto. Aécio soma 16% e Campos, 9%. Neste cenário, brancos e nulos somam 20% e indecisos, 9%.

Segundo turno

Num possível segundo turno contra Aécio, a presidente Dilma somaria 43% das intenções de voto contra 24% do tucano, com diferença de 19 pontos porcentuais. No levantamento de abril, a distância era de 21 pontos porcentuais.

Quando o pessebista Eduardo Campos enfrenta a petista, Dilma tem 42% contra 22% do adversário, uma diferença de 20 pontos porcentuais. Na pesquisa divulgada em abril, a distância era de 27 pontos.

Em cenário alternativo para o segundo turno, considerando o Lula como candidato, o ex-presidente ganha com 49% de Aécio (20%). Contra Campos, o petista tem 50% contra 16%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Dilma aparece com 22% das intenções de voto, Aécio com 8%, Lula com 6% e Eduardo Campos, com 4%. Brancos e nulos somam 18% e 37% dos entrevistados não souberam dizer ou não responderam à questão.

Taxa de rejeição

A pesquisa Ibope mostra que 43% dos entrevistados não votariam de jeito nenhum na presidente Dilma. Em abril, o porcentual era de 40%. A taxa de rejeição a Aécio oscilou de 39% em abril para 37% em maio. Já a de Campos caiu de 39% para 34%.

Interesse pelas eleições

O Ibope também perguntou sobre o nível de interesse dos eleitores pelo pleito de outubro: 14% dos entrevistados se declararam muito interessados nas eleições; 27% dizem ter interesse médio; 29% afirmaram ter pouco interesse e 28% manifestaram nenhum interesse nas eleições de outubro.

Eleições 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo