1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Dilma reafirma relação com países de língua portuguesa

CARLA ARAÚJO E BEATRIZ BULLA - Agência Estado

16 Junho 2014 | 17h 12

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira, durante visita do presidente de Angola, José Eduardo Santos, que os dois países "coincidem no desejo de seguir estreitando as relações com países de língua portuguesa", afirmou, durante pronunciamento conjunto com o presidente angolano, em Brasília. Dilma destacou o "importante papel" de Angola em prol do desenvolvimento de Guiné-Bissau no período pós-eleitoral. "Concordamos que o Brasil e Angola são atores importantes no processo de democratização de relações", afirmou.

A presidente expressou ainda o apoio do Brasil para a indicação de Angola como membro não permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para o próximo biênio. "É com especial satisfação que anuncio o apoio de Brasil", disse Dilma. Segundo a presidente, em um "mundo marcado por incertezas" a integração entre os países é fundamental para a conquista da paz. "Essa parceria estratégica será cada vez mais intensa. Temos um futuro de paz e de desenvolvimento para os povos de Brasil e Angola."

O presidente de Angola agradeceu as palavras de Dilma e aproveitou a oportunidade para exaltar a Copa do Mundo, que está sendo realizada no Brasil. "Assistir a abertura da Copa foi momento de grande emoção e satisfação", disse, ressaltando a receptividade do povo brasileiro. "Vamos continuar a torcer para o Brasil e desejamos que o Brasil seja campeão do mundo", completou.