1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Dilma pode ter o dobro do tempo de Serra na TV

AE - Agência Estado

28 Abril 2010 | 09h 27

Se os governistas PP e PTB não se afastarem da órbita do lulismo, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, terá mais que o dobro do tempo de TV do tucano José Serra. Os dois partidos, que o PSDB corteja, são as variáveis-chave do rateio do horário eleitoral gratuito - junto com o número de "nanicos" na disputa. Atualmente, há um total de 13 pré-candidatos anunciados.

No melhor cenário para Dilma, ela terá quase metade (46,5%) do programa eleitoral - e também das inserções de 30 segundos exibidas ao longo da programação das emissoras de TV e rádio. Na melhor hipótese para Serra, ele ocupará cerca de um terço (30,8%) da propaganda.

Se PTB e PP formalizarem o apoio a Dilma, a vantagem dela na televisão sobre o principal adversário será de 107%. A petista terá 11 minutos e 37 segundos em cada bloco de 25 minutos exibido à tarde e à noite. Serra, nesse caso, terá apenas 5 minutos e 36 segundos. A pré-candidata ainda terá 71% a mais de tempo se perder os petebistas, mas mantiver o PP: ficará com 10 minutos e 52 segundos, contra 6 minutos e 21 segundos do representante do PSDB. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.