1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Dilma nomeia nova diretoria para a Agência de Águas

AYR ALISKI - Agência Estado

15 Janeiro 2014 | 16h 42

Vicente Andreu Guillo foi reconduzido para mais quatro anos no cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA). O diretor João Gilberto Lotufo Conejo também foi reconduzido ao posto, por igual prazo. Além disso, Gisela Damm Forattini foi nomeada como diretora da instituição. Essas decisões estão presentes em decretos assinados pela presidente Dilma Rousseff e publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 15.

Os diretores da ANA têm um mandato de quatro anos, sendo admitida uma recondução consecutiva por igual período. A diretoria colegiada da Agência é composta por cinco diretores, sendo um deles o diretor-presidente. Atualmente, uma das vagas é ocupada pelo diretor Paulo Varella, que é um dos governadores do Conselho Mundial da Água. Ele foi reconduzido em 8 de maio de 2013. O quinto cargo de diretor está vago.

Vicente Andreu é diretor-presidente da ANA desde janeiro de 2010 e membro titular do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) desde 2008. Servidor da ANA desde 2001, João Gilberto Lotufo foi superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos e tomou posse como diretor do órgão em janeiro de 2010.

Gisela Damm Forattini trabalha há 35 anos na área de meio ambiente e de gestão integrada de recursos hídricos, informa a agência. Ela foi diretora de licenciamento ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) entre agosto de 2010 e janeiro de 2014. Mas Gisela já esteve na ANA, onde ingressou por meio de concurso público em 2006, como especialista em recursos hídricos. Ela já foi superintendente de Fiscalização e gerente de Outorga da agência.