1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Dilma: ensino técnico aumentará a produtividade no País

GABRIELA LARA E JOSÉ ROBERTO CASTRO - Agência Estado

17 Fevereiro 2014 | 10h 57

A presidente da República Dilma Rousseff afirmou nesta manhã de segunda-feira, 17, que a oferta de cursos técnicos disponibilizada por programas como o Pronatec vai aumentar a produtividade na indústria, na agricultura e no setor de serviços. "Isso vai melhorar muito a qualidade do trabalho no Brasil", afirmou em entrevista à Rádio Globo de Governador Valadares, antes de participar da cerimônia de formatura de alunos do Pronatec Brasil Sem Miséria.

Segundo Dilma, a educação cumpre dois papéis no Brasil: permitir que as pessoas saiam da miséria de forma permanente e introduzir o país na economia do conhecimento, produzindo tecnologia e inovação. "O Brasil precisa de ensino técnico de qualidade, não basta formação universitária. Nos países desenvolvidos, para cada universitário há uma média de oito a dez técnicos."

De acordo com a presidente, o governo federal detectou uma "grande demanda" das pessoas por ensino técnico. Ela explicou que, além dos cursos de formação profissional de nível médio, são oferecidos outros, mais rápidos e direcionados a diversas áreas como a agroindústria e o sistema de transporte. "Esses cursos, junto com o que as escolas federais de ensino oferecem, formam a base da capacitação profissional do Brasil", disse.

BR-381

Ao ser questionada sobre a duplicação da BR-381, Dilma afirmou que está decidido que a rodovia passará por Governador Valadares. "Nós resolvemos que é justo, legítimo e adequado que a BR-381 chegue a Governador Valadares, através de duplicação e de contornos. Isso foi aprovado, isso vai ocorrer", afirmou. Ela disse ainda que o acesso à estrada se dará de forma "qualificada", evitando passar pelo centro da cidade.