1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Dilma diz a Temer que vai se empenhar pelo PMDB

VERA ROSA - Agência Estado

19 Fevereiro 2014 | 20h 58

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira, 19, ao vice-presidente Michel Temer que vai se empenhar para pacificar o PMDB. Dilma conversou com Temer por telefone, à tarde, e prometeu retomar a consulta sobre os nomes indicados pelo partido para a reforma ministerial assim que retornar de sua viagem a Roma e a Bruxelas, na próxima semana.

O PMDB continua disposto a emplacar o senador Vital do Rêgo (PMDB) no primeiro escalão, mas a presidente resiste. A bancada do PROS, partido do governador do Ceará, Cid Gomes, procurou nesta quarta a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para dizer a ela que endossa a permanência de Francisco José Teixeira na Integração Nacional.

Teixeira ocupa o ministério interinamente desde outubro, mas é apadrinhado por Cid e pode continuar no cargo, se Dilma não chegar a acordo com o PMDB. A presidente ofereceu Integração Nacional para o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), como antecipou o jornal O Estado de S. Paulo. Não foi, porém, um convite sem contrapartida. O Palácio do Planalto quer que Eunício desista da disputa ao governo do Ceará, abrindo caminho para o candidato apoiado por Cid Gomes. Eunício lidera as pesquisas no Ceará e recusou a oferta. Desde então o PMDB foi posto "de molho" por Dilma.

Antes cotado para o Ministério do Turismo, o presidente do PTB, Benito Gama, não deverá ocupar essa vaga, que será aberta com a saída de Gastão Vieira. Benito já deixou claro que, a exemplo de Vieira, quer concorrer à eleição de outubro e retornar à Câmara dos Deputados.

Para o Desenvolvimento Agrário, Dilma vai nomear Miguel Rossetto (PT), que foi vice-governador do Rio Grande do Sul na gestão de Olívio Dutra e é seu amigo pessoal. Atual presidente da Petrobras Biocombustível, Rossetto já foi ministro do Desenvolvimento Agrário no governo Lula.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo