1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Dilma anuncia obras de abastecimento em Sobral, berço dos irmãos Gomes

Rafael Moraes Moura - Agência Estado

19 Março 2014 | 16h 45

Presidente contempla município de aliados políticos em meio ao complicado cenário eleitoral no Estado

Sobral - Após entregar máquinas a prefeitos e inaugurar trecho de uma obra em Fortaleza na manhã desta quarta-feira, 19, a presidente Dilma Rousseff chegou a Sobral, berço político dos irmãos Ciro e Cid Gomes (Pros), onde participa de cerimônia de anúncio de ações do programa Água Para Todos.

A agenda de eventos no Ceará, em pleno feriado do dia do padroeiro do Estado, São José, é mais um afago de Dilma aos irmãos Gomes, considerados aliados estratégicos na tentativa do Palácio do Planalto de minimizar a influência do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), na região nordeste. Os irmãos Gomes decidiram largar o PSB para apoiar a candidatura à reeleição de Dilma.

Segundo informações do governo cearense, o governador Cid Gomes e a presidente Dilma Rousseff assinarão nesta tarde ordens de serviço para o início de obras de 110 sistemas de abastecimento de água que deverão beneficiar 5.108 famílias em 37 municípios, por meio do programa Água Para Todos. O total de investimentos do governo estadual e federal na iniciativa seria da ordem de R$ 21,7 milhões.

Esta é a sétima viagem de Dilma ao Estado do Ceará desde que assumiu a Presidência da República - a última havia sido em novembro do ano passado, quando a presidente anunciou investimentos em obras de mobilidade urbana em Fortaleza e inaugurou uma unidade de pronto atendimento em Horizonte (CE).

O cenário político no Ceará é dos mais delicados para a presidente. Líder nas pesquisas eleitorais para o governo do Estado, o senador Eunício Oliveira (PMDB) quer apoio do PT para compor a aliança, mas a tendência é que os petistas sigam juntos com o governador Cid Gomes, que deverá definir um nome para a disputa estadual.