PUBLICIDADE

Datafolha mostra Serra com 38% e Dilma com 28%

Em relação a última pesquisa, tucano recebeu acréscimo de dois pontos porcentuais nas intenções de voto e petista, um ponto

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Serra em Maceió; Dilma Rousseff em Porto Alegre: candidatos planejam pré-campanha baseados nos números das pesquisas. Foto: José Feitosa/Gazeta de Alagoas e Roberto Stuckert Filho/Divulgação

 

 

 

Tatiana Freitas, da Agência Estado

 

 

PUBLICIDADE

SÃO PAULO - Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 17, mostra o pré-candidato do PSDB à presidência, José Serra, com 38% das intenções de voto, a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, com 28%, a pré-candidata do PV, Marina Silva (AC), com 10% e o pré-candidato do PSB, Ciro Gomes (CE), com 9%.

 

Do total de 2,6 mil entrevistados, 7% disseram que vão votar branco ou nulo e 8% ainda estão indecisos. O levantamento foi realizado entre os dias 15 a 16 deste mês e tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Na mostra anterior do Datafolha, divulgada no final março, Serra tinha 36%, Dilma 27%, Ciro aparecia com 11% e Marina com 8%.

 

Essa é a primeira vez, portanto, que Marina Silva ultrapassa Ciro Gomes nas intenções de voto, apesar de os dois candidatos estarem tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de dois pontos porcentuais.

 

A pesquisa também apresentou um cenário sem a presença de Ciro Gomes. Nessa simulação, aumentam para 42% as intenções de voto em Serra, Dilma atinge 30% e Marina Silva fica com 12%. No cenário de segundo turno, numa eventual disputa entre Serra e Dilma, o tucano lidera com 50% das intenções de voto e a petista aparece com 40%. Na pesquisa anterior, Serra tinha a preferência de 48% dos eleitores e Dilma, 39%.

 

De acordo com o Datafolha, o pré-candidato Ciro Gomes registra o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis, com 27%, seguido de Serra e Dilma, ambos com 24%, e Marina Silva, com 10%.

Publicidade

A pesquisa avaliou também o índice de aprovação do presidente Lula. Na mostra, a aprovação da administração federal ficou em 73% (de ótimo e bom). Na pesquisa de março, esse índice foi de 76%.

 

A pesquisa Datafolha está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob protocolo nº 8383/2010.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.