Computador da Caixa alterou perfil da Casa Civil no Wikipedia para 'casa da mãe Joana Civil'

Alteração foi feita cerca de oito horas depois da cerimônia de posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo chefe da Pasta

Valmar Hupsel Filho, O Estado de S.Paulo

18 Março 2016 | 15h31

Um computador da Caixa Econômica Federal foi usado para alterar o perfil da Casa Civil no Wikipedia, adicionando ao nome da pasta a expressão “Casa da Mãe Joana Civil”. A edição na enciclopédia digital foi feita cerca de oito horas depois da cerimônia de posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo titular do cargo, medida posteriormente suspensa por liminares da Justiça.

Com a intervenção, a descrição ficou: “Casa Civil, ou Casa da mãe Joana Civil, é o órgão diretamente ligado ao chefe do Poder Executivo de uma federação ou unidade da federação, criado pelo decreto-lei n° 920 de 1 de dezembro de 1938. Por fazer parte da estrutura do poder executivo, pode possuir status de ministério ou secretaria de governo, conforme se refira ao poder executivo federal ou estadual, respectivamente”.

A inserção foi feita às 18h26 a partir de um IP (espécie de impressão digital de cada computador” nº 200.201.164.103, que, segundo o Wikipedia, é ligado à Caixa. O responsável pela alteração informou ainda que adicionou “característica importante à Casa Civil”.

A Caixa informou, por meio de nota, que irá apurar os fatos relatados e abrirá o processo disciplinar. “Existe uma política interna que disciplina o uso de acesso à internet a partir da rede de computadores da Caixa. Quaisquer infrações à referida norma estão sujeitas às sanções disciplinares previstas no Regulamento de Pessoal da empresa, podendo, de acordo com o histórico do empregado, variar entre advertência, suspensão ou demissão por justa causa”, informou.

A página do Wikipedia é colaborativa, ou seja, qualquer internauta pode fazer alterações e colaborações. O Wikipedia monitora apenas os autores das alterações.

Assessoria da Casa Civil ressaltou que a página não é oficial. “Qualquer informação oficial deve ser acessada no site http://www.casacivil.gov.br”.

“Reacionário”. A página do Movimento Brasil Livre no Wikipedia também foi alterada por um computador ligado a órgão público. Nesta sexta-feira, 18, terminal sediado na Procuradoria Geral da República inseriu a palavra “reacionário na descrição do grupo.

Onde constavam características como “libertário”, “conservador” e “republicano” foi inserida a palavra “reacionário”.

De acordo com o site do wikipedia, a alteração foi feita às 14h42 desta sexta-feira a partir de um computador cujo IP de número 200.142.3.244, que, segundo o Wikipedia, é relacionado ao Ministério Público Federal. A Procuradoria Geral da República foi contatada mas ainda não se pronunciou.

“É uma “grande bizarrice o órgão que tem o poder de investigar o governo federal fazer militância ideologica contra um movimento social de oposicção”, afirmou o empresário Renan Santos, um dos coordenadores do MBL.

O Movimento Brasil Livre é um dos principais grupos organizadores dos atos de rua que pedem o impeachment da presidente Dilma Rousseff. É formado em sua maioria por jovens que pregam o liberalismo no Brasil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

0 Comentários

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.