PUBLICIDADE

Com pouco tempo de TV e fundo partidário, Marina lança plataforma para voluntários

Interessados poderão contribuir com vídeos, memes ou na elaboração do programa de governo da candidata à Presidência

Por Marianna Holanda
Atualização:

A pré-candidata à Presidência da República pela Rede, Marina Silva, lançou na noite desta terça-feira, 6, o movimento de voluntários de sua pré-campanha. Sob a #somosmarina, a página na internet tem um formulário, com questões como "como você pode nos ajudar?", em que há possibilidades de panfletar, produzir memes, vídeos, mobilizar a comunidade, e até participar da construção do plano de governo, ou "mobilizar pelos sonhos", como chamam. O interessado deve cadastrar seu nome, e-mail, telefone e redes sociais.

“Você pode participar cada vez mais, tanto nos debates sobre programas de governo, que já estamos começando a fazer essa atualização, quanto na mobilização envolvendo cada vez mais pessoas”, disse Marina, em um curto vídeo de divulgação do programa de voluntários nas redes sociais.

A ex-ministra Marina Silva comentou sobre Joaquim Barbosa, possível candidato a presidente Foto: Dida Sampaio/Estadão

Um dos maiores obstáculos que a ex-ministra do Meio Ambiente de Lula encontrará na sua campanha é o curto tempo de TV e rádio. O cálculo é feito com base no tamanho da bancada na Câmara dos partidos da coligação. No caso do partido de Marina, são quatro deputados federais. Além disso, criada em 2015, a Rede recebe poucos recursos do fundo partidário: por mês cerca de R$ 280 mil. O PT, por exemplo, recebe R$ 8,2 milhões.

Em 2014, quando disputou pela segunda vez à Presidência, a ex-ministra do Meio Ambiente também teve um grupo de voluntários, mas não de forma estruturada como propõe agora. Na pesquisa Datafolha da semana passada, a presidente da Rede aparecia atrás do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), disputando o segundo lugar com o ex-governador Ciro Gomes (PDT), o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e o apresentador de TV Luciano Huck (sem partido). Em um cenário de ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa, Marina e Ciro são os maiores beneficiados com eleitores de Lula.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.