1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Cid Gomes deixa para sexta anúncio de possível renúncia

CARMEN POMPEU - Agência Estado

03 Abril 2014 | 20h 21

Cid Gomes (PROS) deixou para esta sexta-feira, 4, o anúncio de sua renúncia ou não ao Governo do Ceará. "Vou maturar essa decisão até o último minuto", disse Cid Gomes, nesta quinta-feira, 3, à noite, ao chegar para a inauguração da Policlínica de Limoeiro do Norte, a 200 quilômetros de Fortaleza.

O presidente do diretório nacional do PT, Rui Falcão, deverá desembarcar em Fortaleza na sexta para tentar resolver um dos entraves, que é o deputado federal José Guimarães não querer abrir mão da candidatura ao Senado para dar lugar ao irmão de Cid, Ciro Gomes.

Isso porque a possível saída antecipada de Cid teria o objetivo de possibilitar a candidatura de Ciro. Mas o próprio Ciro tem reiterado que não deseja ser candidato, apesar de não descarta a possibilidade totalmente.

Outro empecilho no anúncio de Cid de renunciar ou não o mandato seria a indicação de quem será o governador "tampão" que o substituirá pelos próximos nove meses. O vice-governador, Domingos Filho (PROS), primeiro na lista de sucessão, quer assumir o Executivo durante esse tempo. Cid, contudo, estaria querendo indicar outra pessoa para o cargo. Segundo na lista, o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (PROS), mais próximo de Cid, também não desejaria o posto neste momento.