1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Ceará tem maior programa de segurança hídrica, diz Dilma

JOSÉ ROBERTO CASTRO E LUÍS LIMA - Agência Estado

19 Março 2014 | 13h 33

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira, 19, em Fortaleza, durante a inauguração de trecho do Eixão das Águas, que tem por objetivo complementar a oferta de água no Estado, que o Eixão é um dos maiores programas de segurança hídrica do mundo. Ao fazer a afirmação, a presidente disse ter certeza de que não estava sendo exagerada. Segundo Dilma, a obra é a garantia de água na região pelos próximos 30 anos.

"O Brasil está mudando de forma qualitativa. Não estamos só fazendo pequenos trechos ou trechos emergenciais. Mas aqui hoje estamos fazendo uma das obras estruturantes para a segurança hídrica do Ceará", afirmou a presidente.

Dilma fez questão de dizer que medidas de segurança hídrica não são "contra a seca". Elas são importantes para que a população do semiárido possa "conviver" com a estiagem. "Ser capaz de conviver com a seca é saber que ela vai ocorrer e que você vai saber enfrentar", disse, citando como exemplo o inverno rigoroso que atinge países desenvolvidos. Segundo Dilma, esta é a maior seca dos últimos 50 anos, "uma das piores já vividas".

A presidente reforçou a preocupação do governo em relação aos efeitos da seca e justificou a entrega de um maior número de equipamentos a municípios do semiárido. Além da inauguração do trecho do Eixão das Águas, Dilma está em Fortaleza para a entrega de 172 máquinas a 141 cidades cearenses.

"Estamos em uma região que é o semiárido, que sofreu imensas consequências da seca. Por isso, nessa região, e nos municípios da Sudene em estado de emergência, em vez de entregarmos três, entregamos cinco equipamentos: motoniveladoras, retroescavadeiras, pás carregadeiras, caminhões-pipa e caminhões-caçamba."

Ainda nesta quarta-feira, a presidente segue para Sobral, também no Ceará, para a entrega de títulos de propriedade rural a agricultores familiares. Além disso, a presidente participa da festa de São José, padroeiro do Estado.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo