Cartazes em defesa de Lula são colados em vias do centro do Rio

Imagem do ex-presidente com um menino negro no colo de um homem havia sido utilizada na campanha presidencial de 2010; nenhum grupo assume a autoria da ação

PUBLICIDADE

Por Constança Rezende
Atualização:

RIO - Uma imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com um menino negro no colo de um homem, já utilizada na campanha presidencial de 2010, amanheceu nesta segunda-feira, 7, espalhada em centenas de cartazes colados em pilastras e nas paredes de prédios da Avenida Presidente Vargas e em ruas próximas, no centro do Rio. Acima da foto está a frase: “Injustiça contra Lula, não!”. Abaixo, outra sentença: “Mexeu com ele, mexeu comigo”.

Cartazes de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva colados nas pilastras de alguns edificios da Avenida Presidente Vargas no centro do Rio de Janeiro Foto: WILTON JUNIOR|ESTADÃO

PUBLICIDADE

Embora os cartazes não tenham assinatura da autoria, lembram imagens divulgadas na página do Facebook da Frente Brasil Popular-RJ. A organização divulgou a mesma foto do ex-presidente, mas com os dizeres: "Lula, presidente do povo. Mexeu com Lula, mexeu com o povo!". A FBP-Rio é liderada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) local, com apoio de 51 organizações, entre elas a União Nacional de Estudantes (UNE), MST e partidos como o PT e PC do B.

A direção da CUT-Rio negou ser autora dos cartazes, mas afirmou que a montagem foi feita pela entidade e pode ter sido replicada e divulgada por outras associações. A diretora de Comunicação do Sindicato dos Bancários do Rio, Vera Luiza Xavier Ferreira, afirmou que o grupo não participou da campanha na rua.

Por volta das 17h, a central divulgou imagens dos cartazes colados nas pilastras em sua página no Facebook.