1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Campos diz que governo usa 'truque' para conter inflação

DAIANE CARDOSO - Agência Estado

14 Maio 2014 | 13h 49

O pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, voltou a fazer críticas à condução da política econômica do País pelo atual governo. Após discurso na 17ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília, Campos atacou o processo inflacionário que, em sua opinião, "corrói a confiança e reduz a capacidade de compra dos trabalhadores".

Em entrevista coletiva, o pré-candidato criticou a forma como o governo esconde os reajustes para evitar que a inflação supere o teto da meta. "Não furaram o teto ainda porque esconderam as tarifas, tomaram dinheiro do povo para pagar depois, para o povo não saber antes da eleição", disse o presidenciável, chamando a medida de "truque".

Na avaliação de Campos, o governo Dilma Rousseff não fez o "seu dever de casa" na política fiscal e monetária, e faltou "humildade" para o governo assumir o seu erro. Ele enfatizou que o Brasil vive uma crise de falta de segurança na condução da política econômica, o que gera um "ambiente de incerteza". "E o mercado precifica a incerteza", afirmou.

Segundo Campos, o País vive agora um momento semelhante ao período pré Plano Real, de preocupações com a inflação, e o governo "vacilou" na preservação do tripé econômico.