1. Usuário
Assine o Estadão
assine


CAE do Senado também valida convite para Graça e Lobão

NIVALDO SOUZA - Agência Estado

25 Março 2014 | 11h 05

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE) aprovou nesta terça-feira, 25, o convite para que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, compareçam a audiência pública para explicar a aquisição e uma refinaria pela estatal em Pasadena, nos Estados Unidos.

O requerimento da audiência havia sido aprovado momentos antes em outra comissão da Casa, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), e ainda deve passar por outras comissões para que a audiência seja conjunta.

O governo fez acordo com a oposição para que as convocações obrigatórias dos dois interlocutores fossem transformadas em convites, o que autoriza Lobão e Graça a não comparecerem caso aleguem qualquer imprevisto.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) articulou essa decisão com a base governista como parte de um acordo para não apoiar, pelo menos por ora, a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), como ensaia o PSDB.

"Não descartamos apoiar a abertura de uma CPI para investigar a compra da refinaria em Pasadena, mas gostaríamos antes de ouvir a presidente da Petrobras e o ministro Lobão", disse.