1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Brasil escreve páginanova no ensino técnico, diz Dilma

JOSÉ ROBERTO CASTRO - Agência Estado

17 Março 2014 | 10h 32

A presidente Dilma Rousseff usou seu programa semanal de rádio, o Café com a Presidenta, para falar do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Segundo Dilma, o programa é uma das estratégias do governo para o acesso a cursos técnicos. "O Brasil precisa muito de técnicos, com habilidade, conhecimento, boa formação, porque eles vão contribuir para o desenvolvimento do nosso País", disse a presidente.

Para justificar o Sisutec, a presidente usou exemplos de países desenvolvidos que valorizam o ensino técnico e citou a Alemanha, onde, segundo Dilma, a maioria dos estudantes do ensino médio opta pela educação profissional. "Nós estamos escrevendo uma nova página na história do ensino técnico no Brasil, queremos valorizar cada vez mais essa modalidade de ensino", afirmou.

O sistema unificado dá acesso, segundo dados informados por Dilma, a 291 mil vagas gratuitas para 122 cursos em 937 instituições de ensino. Os estudantes são classificados com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "A palavra-chave é Enem. É por isso que o número de participantes do Enem bate recorde a cada ano", ressaltou Dilma.