1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Mensalao

Barroso é o novo relator dos casos do mensalão

MARIÂNGELA GALLUCCI - O Estado de S. Paulo

17 Junho 2014 | 13h 25

Ministro do Supremo Tribunal Federal fica com o processo, após Joaquim Barbosa anunciar decisão de se afastar da função

Atualizado às 14h21

Brasília - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, é o novo relator do processo do mensalão. Ele assumiu a relatoria após o decisão do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, de se afastar de todas as execuções penais relacionadas ao caso.

Em despacho encaminhado ao Supremo, Barbosa argumentou que advogados de condenados por envolvimento no mensalão estão agindo politicamente e, após a discussão entre ele e o defensor do ex-deputado José Genoino, decidiu se afastar do processo. No documento, Barbosa orientou que o vice-presidente do tribunal, ministro Ricardo Lewandowski, fizesse a redistribuição da relatoria.

Nessa segunda, 16, o então relator do mensalão pediu ao Ministério Público que processe o advogado Luiz Fernando Pacheco pelos supostos crimes de desacato, calúnia, difamação e injúria. Os dois discutiram durante sessão da Corte sobre o andamento do pedido de prisão domiciliar de Genoino e Barbosa mandou retirar o advogado do plenário da Corte. Entidades de classe criticaram a ação do presidente do Supremo.

Um processo contra o defensor de Genoino somente será aberto após uma eventual denúncia do Ministério Público.

Mensalao