1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Barbosa sai de férias na próxima segunda-feira

Mariângela Gallucci - O Estado de S. Paulo

09 Julho 2014 | 22h 39

Anúncio é feito após ministro adiar aposentadoria e pega funcionários do STF de surpresa; ele ficará afastado até 31 de julho

BRASÍLIA - Dois dias após ter anunciado a decisão de adiar para agosto sua aposentadoria prevista para o final desta semana, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, resolveu agora sair em férias a partir da próxima segunda-feira.

A notícia, que novamente pegou de surpresa funcionários e ministros do Supremo, foi confirmada pela assessoria de comunicação do tribunal. Barbosa ficará de 14 a 31 de julho afastado do STF. Nesse período, o tribunal deverá ficar sob a responsabilidade do ministro Ricardo Lewandowski, que deverá ser eleito em agosto sucessor de Barbosa.

Quando revelou que havia adiado a aposentadoria para 6 de agosto, a assessoria de Barbosa tinha dito que o objetivo da medida seria garantir um transição tranquila na presidência do STF. Caso se aposentasse em julho, ele deixaria o STF em pleno período de recesso, o que poderia ser considerado como atípico.

No domingo, dia 13, Barbosa deverá assistir à final da Copa do Mundo no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Nos últimos dias, ele tem dado palpites sobre os jogos em uma conta no Twitter recentemente criada. Na mensagem postada ontem logo após a vitória da seleção argentina, Barbosa disse: "Saudável sobrevida latino-americana na Copa!