1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Mensalao

Barbosa considerou 'lamentável' episódio com advogado

Mariângela Gallucci e Felipe Recondo - O Estado de S. Paulo

11 Junho 2014 | 19h 06

Presidente da Corte expulsou de sessão plenária o defensor de José Genoino que exigia que a análise de recurso de sua autoria

Brasília - A Secretaria de Imprensa do Supremo Tribunal Federal divulgou nota na tarde desta quarta-feira, 11, em que afirma que o presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, considerou "lamentável" o episódio ocorrido no início da sessão plenária, envolvendo o advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende o ex-deputado federal José Genoino.

Na tarde de desta terça, o ministro Joaquim Barbosa determinou a seguranças do STF que retirassem do plenário o advogado, depois que Pacheco foi à tribuna e fez uma intervenção, pedindo que Barbosa colocasse em pauta um recurso com o qual pretende garantir o retorno de Genoino para a prisão domiciliar.

Segundo a nota, Pacheco "interrompeu abruptamente o julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade para exigir que fosse imediatamente julgado recurso por ele interposto e concluso para julgamento no fim da semana passada".

"Agindo de modo violento e dirigindo ameaças contra o Chefe do Poder Judiciário, o advogado adotou atitude nunca vista anteriormente em sessão deste Supremo Tribunal Federal. O Presidente zela para que todas as normas regimentais e legais sejam integralmente cumpridas e observadas igualmente por todos os advogados que militam perante esta Corte", conclui a nota do STF.

Ao ser expulso, Pacheco afirmou que o presidente do STF deveria honrar o tribunal e colocar o recurso em julgamento, Barbosa determinou aos seguranças que retirassem o advogado do plenário. "O senhor pode cortar a palavra. Vou continuar falando", reagiu. Ao ser levado pelos seguranças, Pacheco gritou que era "abuso de autoridade". Barbosa respondeu: Quem está abusando de autoridade é Vossa Excelência. A República não pertence à Vossa Excelência e nem a sua grei, saiba disso."

Mensalao