1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Atas de fundação do PSD em São Paulo têm indícios de fraude

Julia Duailibi / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

04 Agosto 2011 | 12h 59

Partido apresenta à Justiça Eleitoral documentos de reuniões feitas em cidades diferentes, mas com o mesmo teor

Atas de reuniões realizadas no Estado de São Paulo para a formação do PSD, partido a ser criado pelo prefeito Gilberto Kassab, são idênticas. Enviados para o Tribunal Regional Eleitoral, os registros de supostos encontros entre fundadores do partido em cidades paulistas são exatamente iguais, só mudando os nomes dos participantes das reuniões.

 

 

O Estado teve acesso a atas de reuniões nas cidades de Itupeva, Itu, Jaborandi e Ubatuba. Em todas elas, há trechos idênticos em que são registradas supostas declarações dos fundadores. Há frases iguais, como "externaram grande entusiasmo e alegria de estarem participando da construção do PSD, que já surge como uma das maiores forças políticas do País".

 

A organização de comissões municipais provisórias e o registro das atas das reuniões são uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para um novo partido ser criado. De acordo com a Resolução 23.282 do TSE, de 2010, os fundadores devem enviar à Justiça "cópia autêntica da ata da reunião de fundação do partido político". Os documentos com o mesmo teor podem ser um indício de que os encontros não aconteceram.